24 MAI 2022
Projeto cultural realizará shows em formato de oficinas em Terra Roxa
_”Escola de Blues” acontecerá em diferentes polos do Projeto Guri da região _
Projeto cultural idealizado por músicos de Ribeirão Preto e região irá levar muito Blues para aproximadamente 100 crianças e adolescentes, alunos do polo do Projeto Guri de Terra Roxa. O Escola de Blues foi contemplado pelo Programa de Ação Cultura (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo e estará percorrendo diversas cidades da região como: Ribeirão Preto, Sertãozinho, Batatais, Cravinhos , Bebedouro entre outras.

O projeto vai apresentar de maneira pedagógica, descontraída e acessível tudo sobre o Blues tradicional. “Vamos revelar algumas diferenças nas proporções rítmicas e melódicas que eram e são usadas em cada região dos EUA, onde aconteceu o início do Blues. Sabemos que este estilo musical, infelizmente, é pouco explorado e comercializado na sociedade, mas ele tem extrema importância com raízes mundialmente conhecidas e até influências em outros estilos”, comentou vocalista e contrabaixista do projeto, Nil Guimarães.

O Escola de Blues também tem o objetivo de servir de inspiração e estimular ainda mais o envolvimento dos alunos nas ações artístico-culturais na música. Para isso, todas as oficinas serão realizadas como se fosse um show para as crianças e adolescentes. “Iremos nos apresentar com a formação oficial da banda utilizando os instrumentos gaita, guitarra solo, guitarra base, voz, baixo e bateria. Também teremos a parte didática do Blues, tudo será apresentado por slides e os alunos ainda receberão uma revista que conta a história desse estilo musical”, disse o músico e diretor do projeto Duda Lazarini, professor que ensina música há 35 anos e já trabalhou como professor do Projeto Guri por oito anos.

A oficina/show acontecerá no próximo dia 30 de maio com horário, às 14h30. “Nosso repertório contextualiza cada música no sentido de mostrar as diferentes modalidades do Blues, tendo em vista a ideia de trabalhar com estas crianças as mesmas diferentes proporções rítmicas e melódicas. Assim vamos proporcionar a oportunidade de uma participação ativa e ampliação dos conhecimentos”, finalizou Nil Guimarães.

Projeto Guri Terra Roxa

Localizado na rua  Antônio Mônaco, n° 300, o polo oferece aulas gratuitas de música com  os instrumentos Clarinete, Flauta transversal, Saxofone, Trombone, Trompete, Percussão, Eufônio/Bombardino e Tuba para crianças e adolescentes com idades entre 6 a 17 anos. O projeto funciona às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30. Para outras informações o telefone de atendimento é o (16) 3625 4490.

Show aberto ao público

Além das oficinas-shows para os alunos do Projeto Guri, será realizado um show de Blues aberto para toda a população no Vila Dionísio, em Ribeirão Preto. O objetivo será arrecadar produtos de limpeza e de higiene pessoal para serem doados à Associação Assistencial Dona Nair. O show está marcado para o dia 22 de junho com a participação da equipe completa do Projeto Escola de Blues: Nil Guimarães, vocalista e contrabaixista, dona de uma das vozes mais potentes e enérgicas da região, Duda Lazarini, baterista, Celso Lopes, guitarrista, Uirá Cabral, gaitista e vocalista e Netto Rockfeller, guitarrista e vocalista.

Escola de Blues na região (locais confirmados)

Terra Roxa - 30 de maio – 14h30

Local: R: Antônio Mônaco, 300

Ribeirão Preto - 07 de junho

Local: Polo Projeto Guri de Ribeirão Preto

São Joaquim da Barra – 9 de junho - 14h

Auditório: Arthur Parada

Local: R. Sergipe, 1944,

Bebedouro – 28 - de junho – 15h30

Local: R. Nelson Domingos Madeira,300.

Cravinhos – 29 de junho – 14h30

R. Cesário Motta, 907